Total de visualizações de página

23 de fevereiro de 2009

Mensagens Subliminares - Parte 1



O que são mensagens subliminares?


Mensagens subliminares podem ser entendidas como mensagens que não são captadas diretamente pelos sentidos  humanos. Subliminar é tudo o que está abaixo da menor sensação detectável pelo consciente, chamada de limiar. Daí o acréscimo do prefixo sub (abaixo). As mensagens subliminares são divididas basicamente em duas características:

  • Percepção subliminar: capacidade de captação inconsciente pelo ser humano, de mensagens ou estímulos que não provocam uma resposta consciente. Segundo se afirma, o subconsciente é capas de perceber, interpretar e guardar uma maior quantidade de dados do que o consciente. Exemplos: imagens de uma propaganda televisiva que surgem rápido demais para serem percebidas pelo consciente, mas que são guardadas pelo subconsciente.

  • Persuasão Subliminar: De maneira bem genérica, seria a capacidade que uma mensagem possui para influenciar o receptor. Toda mensagem subliminar possui (acredita-se) um grau de persuasão que pode vir a influenciar nas vontades, personalidade e comportamento de quem a recebe. Por exemplo, novamente as propagandas: elas fazem uso constante do subliminar. 
No entanto, como falei de propagandas da televisão, não podemos confundir o sentido de subliminar com o da Publicidade Associativa. Nesta última, os dados são captados conscientemente.


A Publicidade Associativa

Em muitas ocasiões e em círculos pouco informados se confunde a técnica subliminar com a técnica associativa com exemplos como:
  • Os anúncios de bebidas alcoólicas e cigarros sempre estão recheados de grupos de jovens, belos e bem vestidos, e oferecem o sentido de liberdade total da pessoa com suas preocupações do cotidiano.
  • Um automóvel se anuncia e se associa com êxito, beleza e virilidade.
  • Os produtos para o lar são anunciados por famílias felizes e completas (com pai, mãe e um dos três filhos), que vivem em uma casa que indica a sua posição social.
  • Em muitos dos anúncios de produtos cosméticos, como loções ou perfumes, é uma mulher jovem, sensual, bela, quem vende o produto. Isto apela ao desejo das pessoas de encontrar uma mulher com certas características estéticas e a que quem ia a tem se sintam identificados.
Seguindo a definição acima indicada se pode discutir se estes exemplos não seriam subliminares porque as imagens, dos ambientes e as situações são conscientemente percebidas, tanto é assim que passado o anuncio se podem resumir e descrever.
Acompanhe algumas imagens ditas subliminares e aguarde a segunda parte deste assunto.


 
coloque o rótulo da embalagem da coca-cola em frente 
ao espelho e você perceberá a frase acima.




Continua...

5 comentários:

  1. Kara o da coca eh verdade... pois a coca cola ateh uma empresa brasileira eh! Muito sem noção!!!

    ResponderExcluir
  2. to horrorizada com issu, não compro mais esse refrigerante....
    por issu tem tanto dinheiro , finananciado pelo diado ,,,credooo.....

    ResponderExcluir
  3. Cara, essa doAlo diabo é ridiculo e sem noção, primeiro que a coca cola foi fundada nos EUA, e diabo é devil, e o cara que criou essa logo éra um pobre letrista que cobrou 4 dolares.
    Procure conhecer as coisas para depois postar, e não ficar disseminado essas ideis loucas

    ResponderExcluir
  4. Cara, essa do Alo diabo é ridiculo e sem noção, primeiro que a coca cola foi fundada nos EUA, e diabo é devil, e o cara que criou essa logo éra um pobre letrista que cobrou 4 dolares.
    Procure conhecer as coisas para depois postar, e não ficar disseminado essas ideis loucas


    Primeiro: leia o que significa "mensagem subliminar" no início do post. Não olhe apenas as figuras, entenda o significado do termo mensagem subliminar.

    Depois, a única língua do universo é inglês? Porque apesar de Diabo ser Devil (em inglês) todos estamos lendo claramente DIABO e em PORTUGUÊS.

    ResponderExcluir
  5. Cara, essa do Alo diabo é ridiculo e sem noção, primeiro que a coca cola foi fundada nos EUA, e diabo é devil, e o cara que criou essa logo éra um pobre letrista que cobrou 4 dolares.
    Procure conhecer as coisas para depois postar, e não ficar disseminado essas ideis loucas

    ResponderExcluir

Antes de publicarmos o seu comentário ele deverá passar por avaliação.

Comente este Artigo.
Ou apenas quer entrar em contato conosco? Clique Aqui

Adm. Chronus Blog
Agradece pelo seu comentário
Visite o Blog mais vezes e comente a vontade!!!